O equipamento é pequeno demais e a sujeira continua tomando conta do Mercado Municipal.

O container instalado pela Prefeitura para resolver o problema do lixo na entrada do Mercado Municipal não tem surtido o efeito desejado. O equipamento é pequeno demais e a sujeira continua tomando conta do mais tradicional centro comercial de Patos de Minas. O acúmulo de lixo pode ser verificado também em outros pontos da cidade.

A coleta de lixo na região central de Patos de Minas possui portaria específica. Moradores e comerciantes só podem colocar os sacos de lixo na calçada após as 18 horas, tendo em vista que a coleta é feita após as 19 horas. A medida foi implementada para evitar que o caminhão de coleta dificultasse o trânsito nas principais ruas da cidade.

Aos poucos, no entanto, a portaria vem caindo no esquecimento. Depósitos de lixo surgem em diferentes pontos da cidade. O Mercado Municipal é um caso especial. Os comerciantes do local nunca conseguiram cumprir a determinação. Por último, a Prefeitura instalou um container no local para resolver o problema.

Uma intervenção chegou a ser feita na calçada para a instalação do equipamento. Entretanto, a sujeira do local continua chamando a atenção. O container é pequeno demais para tanto lixo. A situação é ainda mais grave após os finais de semana e feriados. O problema se agrava nas segundas-feiras.

O Mercado Municipal é um dos mais tradicionais centros comerciais da região e suas diversas lojas oferecerem principalmente alimentos para os frequentadores. O lixo despejado de qualquer maneira, logo na entrada, compromete a higiene do local.

Autor: Maurício Rocha