Patos de Minas terá um campus da Universidade Federal de Uberlândia. O Projeto de expansão da UFU foi aprovado na tarde desta sexta-feira (08) pela maioria dos 70 membros do Conselho Universitário. Uma comissão formada por autoridades e lideranças patenses acompanhou a reunião e comemorou o resultado.

A expansão da Universidade Federal de Uberlândia, com as instalações de dois Campi em Patos de Minas e Monte Carmelo já havia sido aprovada pelo Ministério da Educação. O Governo Federal publicou inclusive a portaria criando cargos de professores, diretores e profissionais da área administrativa. A instalação do Campus dependia, no entanto, da aprovação do Conselho Universitário.

Os 70 Conselheiros se reuniram no dia 16 de abril, mas adiaram a votação da proposta, aumentando a expectativa entre os patenses. Na tarde desta sexta-feira (07), no entanto, depois de analisar a proposta de expansão da UFU, eles decidiram pela aprovação do projeto de expansão. A expectativa é de que o primeiro vestibular seja realizado já a partir do próximo ano.

A Prefeitura, que já havia iniciado uma pesquisa entre os estudantes e a comunidade para conhecer a demanda do município, deverá intensificar este trabalho para definir quais cursos seriam implantados na cidade. A princípio seriam apenas dois cursos de engenharia. A partir da implantação do Campus da Universidade Federal em Patos de Minas, a extensão ganharia novas opções.

A Prefeitura vai disponibilizar a estrutura para que a UFU inicie suas atividades em Patos de Minas. Dois empresários da cidade também já se disponibilizaram a doar terrenos para a construção do Campus. Com o primeiro passo dado, o processo de implantação da Universidade fica mais fácil.

A instalação de uma Universidade Federal em Patos de Minas, além de melhorar a qualidade de ensino, permitindo que estudantes de baixa renda tenham condições de fazer um curso superior, vai também atrair novos investimentos. O Campus da Universidade Federal deverá beneficiar toda a região.