O Hospital Regional Antônio Dias é referência em urgência e emergência para 33 municípios da região. Mas a unidade está sobrecarregada ao ponto de a direção emitir um comunicado pedindo aos órgãos de regulação para que não encaminhem pacientes sem antes verificar a possibilidade de atendimento. O Patos Hoje mostrou recentemente o caso de uma paciente que chegou a ser recusada.

O problema é que o Hospital Regional está localizado no centro de Patos de Minas e não dispõe de terreno para que sejam feitas ampliações. O Conselheiro Estadual de Saúde, Pedro Cunha, entende que é possível abrir novas áreas para atendimento à população sem a necessidade de grandes investimentos. Ele sugeriu que o hospital ocupe as instalações da unidade da Fundação Hemominas.

Pedro Cunha entende que o Hemocentro pode funcionar em outro prédio. Segundo ele, a proposta será encaminhada aos órgãos de saúde do Estado e do município através do Conselho Estadual de Saúde, do qual faz parte. Pedro entende que a ampliação do Hospital Regional é necessária e urgente, principalmente após o anúncio do fechamento do Hospital São Lucas.

Mesmo com a abertura da Santa Casa de Misericórdia, Pedro Cunha entende que seriam necessários pelo menos mais 150 leitos hospitalares em Patos de Minas para atender a população mais carente da região pelo Sistema Único de Saúde.