Eles avaliaram as características físicas e organolépticas de cada queijo.
Cerca de 40 produtores da região participaram nessa segunda-feira (13) do 4º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Cerrado, realizado em Carmo do Paranaíba. O concurso é realizado pela Emater e tem o objetivo de promover e valorizar o queijo que sai daqui e chega às mesas dos brasileiros nos quatro cantos do país.

Só participaram do concurso os produtores cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária. Sete jurados foram convidados para selecionar os melhores queijos da região. Eles avaliaram as características físicas e organolépticas de cada queijo julgando o seguintes quesitos: apresentação, cor, textura, consistência e paladar.

Após a avaliação minuciosa do corpo de jurados foram anunciados os cinco melhores queijos fabricados na região. Os ganhadores, José Geraldo Moreira da Silva, de Serra do Salitre, José Maria de Oliveira e Valdete Alves de Oliveira, de Rio Paranaíba, Eudes Ancelmo de Assis Braga, de Carmo do Paranaíba e Rejane Maria Lara, de Guimarânia, receberam a premiação com grande alegria. Agora, eles devem participar do 4° Concurso Estadual, previsto para acontecer no mês de junho em Belo Horizonte.

O concurso teve a participação de autoridades e lideranças do Estado e da região. A escolha dos melhores queijos vai incentivar os produtores a melhorarem ainda mais o Queijo Minas Artesanal que é produzido na região.

Autor: Maurício Rocha