Foto de Laura Fuhrman por
Unsplash
As fotografias, analógicas ou digitais, são a única representação visual das memórias. Como consequência desse papel, é importante saber como restaurá-las e preservar recordações valiosas.
Com os avanços tecnológicos, as imagens ganham cada vez mais qualidade, mas e quanto às fotografias antigas? Sejam aquelas tiradas em máquinas analógicas ou em dispositivos eletrônicos com resoluções inferiores, o infeliz resultado é o mesmo: a qualidade das fotografias deixa a desejar.
O editor de imagens do CapCut surge com uma ferramenta extremamente útil para essa situação: o restaurador de fotos antigas. Utilizando tecnologias de inteligências artificiais, o serviço é capaz de receber uma imagem em baixa resolução e transformá-la, deixando as memórias digitais mais claras.
Nesse texto nós vamos falar sobre o que é o CapCut e suas ferramentas, bem como a melhor forma para você utilizar as funcionalidades do serviço para restaurar fotografias antigas. Para isso, tudo o que precisa é ter a foto em mãos e um computador (Windows ou macOS) com acesso à internet.
Quais são as características do editor de fotos do CapCut?
Antes de ensinarmos como você pode usar o editor de fotos do CapCut Online , é interessante explicar como ele funciona. Como o nome sugere, o serviço é realizado 100% pela internet, o que significa que não precisa se preocupar com download, instalação e compatibilidade dos programas de edição.
Em segundo lugar, trata-se de um serviço gratuito, o que significa que não é necessário realizar uma compra ou assinatura. Todas as ferramentas são disponibilizadas para os usuários desde o começo, pedindo apenas que realize um cadastro grátis. E não se trata de um teste, mas do serviço completo.
Além do restaurador de fotos antigas, o editor do CapCut Online conta também com amplificador de imagens, remoção de fundo, transferência de estilo de imagem, correção de cor, colorização de imagem em escala de cinza, aprimorador de foto com pouca luz e muitas outras ferramentas online.
Como usar o editor de fotos do CapCut em apenas 4 passos!
Fizemos um passo a passo detalhado e simples para ver como pode acessar suas antigas memórias e reavivar bons momentos. Veja como funciona:
1 – Encontre ou escaneie a fotografia antiga que deseja recuperar
O primeiro passo para restaurar fotos antigas é tê-las no seu computador. No caso de fotos antigas digitais ou que já tenham sido digitalizadas, basta enviá-las à máquina ou conectar o dispositivo onde estejam salvas. Já para as fotografias físicas, é necessário realizar uma etapa “extra” bastante simples.
A fim de recuperá-las com o editor de fotos do CapCut, é preciso escanear a fotografia antiga e transformá-la em uma imagem digital. Se você não tiver um dispositivo que realize a tarefa, pode simplesmente fotografar o papel com o seu celular, dando atenção à iluminação e à estabilidade.
2 – Crie uma conta gratuita no CapCut Online
Assim que tiver a fotografia salva no seu computador, podemos partir para a segunda etapa: o cadastro na plataforma do CapCut Online. Você pode realizá-lo acessando a página inicial do site e selecionando “crie uma conta gratuitamente”. Será preciso ter um endereço de e-mail válido e senha.
É possível também “pular” essa etapa, conectando-se a um perfil que já possua no Facebook , Google ou TikTok. Nos dois casos, essa primeira conta utilizada para acessar os serviços será o seu login em visitas posteriores. Ou seja: na próxima vez que editar, clique em “entrar”, na parte superior da janela.
3 – Selecione a ferramenta de restauração de fotos antigas
Concluído o cadastro, você poderá encontrar a ferramenta que estamos buscando. Na página inicial, vá em “ferramentas mágicas” (em uma coluna do lado esquerdo da janela) e depois em “para imagens”. O Capcut então mostrará as principais ferramentas de edição de imagem que disponibiliza.
A r estauração de fotos antigas está sob a opção que carrega o mesmo nome. Você poderá clicar nela na mesma hora, o que fará uma nova janela se abrir. No centro da tela, basta apenas apertar “carregar” ou simplesmente arrastar o arquivo da imagem que deseja recuperar, com a foto antiga.
4 – Exporte o resultado da restauração para o computador
Depois que carregar a fotografia antiga, o restaurador do CapCut irá demorar alguns segundos para finalizar a tarefa, de modo que deve aguardar. Caso você feche a janela antes do tempo, o seu arquivo original não será perdido, mas precisará realizar todas as etapas anteriores mais uma vez, tudo bem?
De maneira adicional, você pode restaurar a foto colorida ou original. Assim que puder ver os resultados, é só clicar em “exportar”, no canto superior direito da janela. O arquivo final será baixado automaticamente no seu computador, na pasta de download configurada no navegador que usou.
E é só isso! Caso deseje, você pode usar outras ferramentas de edição do CapCut Online, na página inicial do serviço. A foto restaurada funciona com todas as opções, o que permite que realize mais alterações além da simples recuperação. As possibilidades para os processos de edição são inúmeras!
Vale dizer que, além do editor de fotos, o CapCut também conta com ferramentas de edição de vídeo, dentre as quais estão aquelas que auxiliam na melhora da qualidade desses materiais. Com um empurrãozinho das tecnologias, temos memórias preservadas, mantendo vivos momentos especiais. Com a interface simples, você pode fazer muitas edições facilmente.
E você, já conhece o programa? Que tal reavivar suas memórias e ainda fazer outras edições online e gratuitamente?
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]