Serve para a vida privada, para os estudos e tudo mais – tomar decisões acertadas exige serenidade. Para adquirir e manter essa serenidade, é necessário ter conhecimentos, colhidos das experiências pessoais, de outrem e do interesse em aperfeiçoar sua sabedoria junto a fontes confiáveis.

Quando se trata de diversão, esportes como paraquedismo, por exemplo, exigem na mesma medida serenidade (autocontrole) e conhecimento. O saber do paraquedista começa quando ele ainda está no solo, a dobrar o paraquedas. Somente a certeza de ter manejado corretamente seu equipamento permitirá que ele curta plenamente o salto.

Enfim, eliminar os equívocos é o meio que leva a usufruir o prazer da diversão, no caso, o esporte e o lazer. Isso serve também para os jogos online, como por exemplo, o poker. Embora com regras próprias, ele pode exemplificar práticas para várias modalidades da diversão.

O poker é um jogo simples. Embora algumas regras possam parecer desafiadoras para o iniciante, porém, não são desencorajadoras. Ao contrário. Quem se interessa por aprender como jogar poker poderá, em pouco tempo, passar do básico para as mesas das principais plataformas online.

Para se sentir confortável e seguro ao jogar poker e outros jogos online, antes de tudo é necessário aprender a sequência das cartas, as regras e variações. Além de reduzir as chances de vitória, a falta de conhecimento quanto à dinâmica do jogo pode induzir a enganos embaraçosos.

Para ter êxito, treinar é preciso, sem dúvida. Antes de empenhar dinheiro real, é possível experienciar jogos gratuitos, disponíveis para iniciantes nas principais plataformas. Treinar com dinheiro virtual pode levar a entender táticas, blefes e o gerenciamento de banca.

Uma ótima pedida é frequentar comunidades online, para discutir dúvidas, compartilhar dicas e receber feedback. Somadas, a experiência de jogo grátis e a frequência nas redes sociais constituem um período de prática com baixo ou nenhum custo. Dessa forma, você estará mais bem preparado para enfrentar a diversão real.

Desfrutar de experiência positiva ao jogar poker passa inclusive por escolher seriamente o nosso nível de conhecimento e definir o limite máximo de aposta, de forma responsável. Antes de aceitar continuar na partida, é aconselhável estabelecer com clareza a quantia que se está disposto a investir, sem nunca ultrapassar o limite.

A partir daqui, as dicas são direcionadas a quem já superou os passos iniciais e está apto a começar a construir estratégias, as quais, no poker, têm duplicidade. Primeiro, é necessário avaliar com cuidado a força provável da sua mão de cartas, calculando as probabilidades de as completar e melhorar.

Para conseguir tal reforço complementar, o jogador conta com as cartas do flop (três primeiras cartas comunitárias reveladas após a primeira rodada de apostas); do turn (quarta carta comunitária); e do river (quinta carta comunitária). Em segundo lugar, é importante focar nos adversários, para tentar captar sinais do estilo de jogo dele, o nível de habilidades e as situações que, geralmente, o levam a atacar ou a defender.


E o blefe, hein? Esta é uma das técnicas mais fascinantes da modalidade. O blefe requer astúcia e capacidade de manipulação psicológica. Consiste em fazer os oponentes acreditarem que o “blefeiro” tem uma mão muito forte, induzindo-os a desistir de concluir a rodada.

Uma vez executado com maestria, ele pode ser uma estratégia muito útil. Porém, deve ser usado com sabedoria e moderação – o uso excessivo dessa técnica leva ao risco de os colegas, por observação contínua, percebem quando o blefe é verdadeiro. Exercitar esse equilíbrio é como pacificar a teoria e o fato .

Geralmente, a circunstância ideal para um blefe bem-sucedido surge quando você mantém uma posição vantajosa na mesa, o pote comunitário é grande, suas cartas parecem incrivelmente fortes e os demais participantes demonstram incerteza. Somente com atenção e visão estratégica é possível aproveitar ao máximo a imprevisibilidade do blefe.

Os apaixonados pelo poker o consideram um jogo de habilidades e estratégia. Não raro, surgem nas redes sociais afirmativas como “aprender poker melhorou meu raciocino lógico e capacidade de tomada de decisão”. Bem comentada é a interação social promovida - introvertidos precisam de ajuda para se comunicar ou fazer amigos offline. Ao que afirmam nas redes, “jogar poker online ajuda a conectar com pessoas que pensam como você e a fazer amigos”.

No mais, tenha em mente que até os campeões de poker param, em algum momento. Desta forma, você manterá o poker online na sua vida com o peso exato que deve ter – uma atividade recreativa, envolvente e desafiadora.