Uma comitiva liderada pelo deputado Elmiro Nascimento e pela prefeita Béia Savassi estará em Uberlândia nesta sexta-feira (07) acompanhando a reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. O interesse das autoridades patenses é por que o encontro vai decidir pela instalação ou não do Campus da UFU em Patos de Minas.

O processo de instalação dos dois novos Campi da UFU em Patos de Minas e em Monte Carmelo está em fase adiantada. O Ministério da Educação já aprovou inclusive a contratação de professores e profissionais da área administrativa. A prefeitura vai ceder a estrutura física até que a sede própria seja construída.

A instalação dos novos Campi da UFU, que fazem parte do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Governo Federal, no entanto, depende da aprovação do Conselho Universitário. A decisão deveria ter sido tomada na reunião do 16 de abril, mas os conselheiros decidiram adiar a avaliação da proposta.

Apesar do adiamento, os conselheiros se mostraram favoráveis a ampliação da Universidade para Patos de Minas e Monte Carmelo. As autoridades patenses estão confiantes e já iniciaram o processo para a escolha dos primeiros cursos a serem implantados. Uma ampla pesquisa foi realizada com os jovens da cidade.
O deputado Elmiro Nascimento destacou a importância do Campus da Universidade Federal em Patos de Minas o que, segundo ele, vai permitir que estudantes desprovidos de recursos possam cursar o ensino superior. “Isso sem falar que um campus da UFU irá aquecer a economia local”, conclui o parlamentar.

A reunião do Conselho Universitário da UFU está marcada para as 14h desta sexta-feira (07).