Os vereadores questionaram a demora no cumprimento da lei que estabelece a entrega de medicamentos na casa do paciente. A lei foi aprovada há cerca de dois anos e ainda não foi efetivada. A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo disse os agentes de saúde estão sendo preparados para fazer a entrega dos medicamentos.
Os vereadores cobraram também o cumprimento da lei que altera a forma de repasse da ajuda de custo para os pacientes que fazem tratamento fora de domicílio. Eles devem receber o dinheiro antes da viagem. Janaína informou que o procedimento já melhorou e que os pacientes têm o dinheiro depositado na conta sem precisar ir até a Secretaria de Saúde.
Com relação a contratação de médicos para o Programa de Saúde da Família, Janaína Araújo informou que uma alteração feita pelo Ministério da Saúde vai facilitar a contratação desses profissionais. Os médicos poderão ser contratados para trabalhar apenas parte do período. Assim, ao invés de contratar um médico para trabalhar 40 horas semanais, a Secretaria de Saúde poderá contratar dois médicos para trabalharem 20 horas cada um, por exemplo.
Para os vereadores o resultado da reunião foi positivo. Isaías, Amarildo e Dalva Mota disseram estar confiantes de que as propostas sejam postas em prática para melhorar o atendimento a população. Os membros da comissão também informaram que vão continuar cobrando melhorias para a saúde da população.
Autor:
Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]