Uma comissão da Diretoria Executiva do Fórum esteve no Gabinete do Prefeito.

O Relatório Final do Fórum Cultural de 2017 foi entregue, esta semana, ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Uma comissão da Diretoria Executiva do Fórum, composta pelo presidente, Vane Pimentel; o secretário Civuca Costa e o artesão e presidente da AFIAP, Vivaldo Maia, esteve no Gabinete do Prefeito para apresentar, em linhas gerais, o relatório, que apresenta as demandas culturais do movimento, sugestões para alteração e melhorias em leis municipais da cultura, além do pedido de criação e nomeação do Conselho Municipal de Política Cultural. Além desses membros, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, também esteve presente e abriu a reunião destacando a importância do documento, que pode direcionar as ações da secretaria para o setor cultural de Patos de Minas.

O Fórum Cultural aconteceu nos dias 10 e 11 de março, no Teatro Leão de Formosa, e reuniu agentes culturais e pessoas ligadas aos movimentos de Patos de Minas que participaram de três momentos, divididos em círculos para debates, nos temas mapeamento cultural, políticas públicas e legislação cultural, além das reivindicações dos grupos locais. Passada essa fase, foi deliberado que uma comissão elaborasse um relatório que após seria entregue à Administração Municipal. A ideia é de que as propostas sirvam de orientação para a criação do Plano Municipal de Cultura, como também a indicação de entidades e segmentos para composição do Conselho Municipal de Política Cultural.

De acordo com o prefeito, o documento será analisado para a elaboração de políticas públicas. A sugestão de criar o Conselho Municipal de Cultura e de que pelo menos dois membros sejam especialistas em leis e elaboração de projetos será analisada pelo Prefeito.

Os membros da comissão também ressaltaram a abertura de diálogo com os movimentos culturais pela Administração Municipal, o que demonstra a boa vontade de se fazer um trabalho produtivo na área.

Ao final da reunião, o secretário da diretoria executiva do Fórum Cultural, Civuca Costa, entregou sugestões, elaboradas por ele, para o setor de Turismo no Município.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal