Comerciantes de todo país estão comemorando o fim da obrigatoriedade de usar uma máquina para cada bandeira do cartão de crédito. O equipamento, por ser alugado com pagamento mensal, inibe a entrada de outras operadoras de cartão de crédito no mercado, criando uma espécie de monopólio entre apenas duas empresas. A medida que permite os comerciantes a usarem apenas uma máquina para todos os cartões está sendo chamada de “Lei Áurea dos Cartões de Crédito”.

“Para o comércio é uma verdadeira Lei Áurea que nos libertará dos grilhões do monopólio que existia nesta indústria que trouxe enormes distorções e custos ao comércio e aos consumidores brasileiros”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Júnior. De acordo com ele, a medida em vigor a partir de hoje vai gerar economia para os comerciantes e incentivar a concorrência entre as operadoras de cartão de crédito.

Para o presidente da CDL de Patos de Minas, Pedro Paulo de Freitas, a primeira batalha na guerra contra o monopólio das operadoras de cartão de crédito foi vencida. “Esta foi a mais difícil e a partir dela muitas outras virão”, afirmou. O próximo passo é reduzir o percentual, que em alguns casos chega a 4,5%, que é cobrado dos comerciantes. “É a mesma coisa de fazer uma venda de R$ 100,00 e depois de 30 dias receber apenas R$ 95,50”, informou Pedro Paulo.

A medida entrou em vigor hoje e os comerciantes patenses já começaram a sentir a diferença. Algumas operadoras já oferecem máquinas pela metade do preço. Mas o presidente da CDL alerta aos comerciantes para esperar um pouco mais para fechar negócio. De acordo com ele, o preço do aluguel dos equipamentos deve cair ainda mais nos próximos dias. “Quem já pagou dois alugueis até agora pode esperar um pouco mais para ter uma vantagem melhor dentro de um mês”, concluiu.