A reunião deu início ao projeto de criação de uma cooperativa entre os comerciantes de carne da região.

Um encontro realizado na tarde dessa terça-feira (17) no auditório do Memorial do Milho no Parque de Exposições deu início ao projeto de criação de uma cooperativa entre os comerciantes de carne da região. A intenção é promover a união do setor para a construção de um frigorífico que atenda as necessidades da região.

Nos últimos anos, os comerciantes de carne da região viram os frigoríficos municipais serem desativados. O último fechamento aconteceu na cidade de Presidente Olegário, há cerca de 10 dias. A ação do Ministério Público para que a situação seja regularizada tem deixado os açougueiros em situação difícil.

Em alguns municípios da região, o abate é feito de forma clandestina. Em Patos de Minas, o Frigorífico da Suinco tem abastecido o mercado diariamente, abatendo os animais adquiridos pelos comerciantes, mas como o custo é mais alto também há registro de irregularidades na Vigilância Sanitária.

Para o presidente do Sindicato Rural, Claudio Nasser, a alternativa seria a formação de uma cooperativa para a construção de um frigorífico regional. De acordo com o secretário municipal de agricultura, Francisco Mendonça, existem cerca de 200 açougues na região e cerca de 1 milhão de animais para atender a demanda do mercado de 300 mil pessoas. Segundo ele, esses números são mais que suficientes para a criação de uma cooperativa.

A proposta foi bem recebida pelos comerciantes. A Organização das Cooperativas de Minas Gerais, OCEMG, vai dar suporte para a elaboração do projeto. Novas reuniões serão realizadas nos próximos dias.

Autor: Maurício Rocha