As atividades aconteceram na manhã desta segunda-feira (23) na Praça do Fórum.

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de março, mas em Patos de Minas as atividades aconteceram na manhã desta segunda-feira (23) na Praça do Fórum. Houve Blitz educativa e distribuição de mudas de árvores para as pessoas que passavam pelo local.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para conscientizar as pessoas para o uso racional da água e para a preservação dos recursos hídricos. A data ganhou destaque este ano por causa da crise hídrica vivida em algumas regiões do país. Em Patos de Minas, a comemoração foi usada para conscientizar a população.

Funcionários da Copasa fizeram a distribuição simbólica de copos de água e o Instituto Estadual de Floresta – IEF – realizou a distribuição de dezenas de mudas de árvores. Espécies nativas do cerrado, frutíferas e árvores de arborização urbana foram doadas para a comunidade. A advogada Cristiane Figueiredo foi a primeira a garantir uma muda.

A servidora do IEF, Luciana Esteves, afirmou que Patos de Minas tem um déficit muito grande de árvores plantadas no perímetro urbano. “Tem gente que planta a muda na calçada para receber o documento de habite-se da prefeitura, mas depois arranca”, informou. Ela falou da importância das árvores para garantir a preservação das nascentes.

A Polícia Militar de Meio Ambiente também participou da Blitz Educativa e distribui informações para conscientizar a população sobre as exigências da legislação ambiental. O resultado da mobilização vai garantir mais qualidade de vida para as futuras gerações.

Autor: Maurício Rocha