Além das visitas domiciliares, mutirões de limpeza, aplicação de fumacê e até uso de drones para mapear criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Patos de Minas passará a fazer a aplicação de inseticidas no interior de imóveis de grande circulação de pessoas. A nova ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde será mais uma tentativa para conter o avanço da doença, que tem feito milhares de vítimas ano após ano na cidade.
Disponibilizada pelo Ministério da Saúde, a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) consiste na aplicação de inseticidas em superfícies internas de imóveis com alta circulação de pessoas. Escolas, igrejas e prédios públicos são alguns exemplos de imóveis que poderão ser beneficiados.
De acordo com o Programa Municipal de Combate à Dengue. o inseticida aplicado elimina os mosquitos que pousam em móveis, paredes ou outras superfícies tratadas. Ainda segundo o Ministério da Saúde, "a BRI é uma solução segura para pessoas, pets e meio ambiente" e, por ser especialmente eficaz em ambientes com grande movimento, ajuda a ampliar a proteção comunitária. Além de sua eficiência no controle vetorial, a inovadora técnica funciona como barreira química que afasta o mosquito, reduzindo os riscos de novas infestações.
“Nossos agentes foram treinados para essa pulverização, que vem complementar as habituais visitas domiciliares, os mutirões e as ações educativas", conta a coordenadora do Programa Municipal de Combate, Daniele Cristine Nunes. "Mas o que não cansamos de falar é que nenhuma inovação resolverá sozinha a questão, pois cada pessoa precisa cuidar do espaço onde vive, eliminando a água parada", complementa.
No passado, Patos de Minas registrou uma forte epidemia de Dengue. Foram mais de 13 mil casos da doença, com seis mortes confirmadas.
Vale lembrar também que os postos de saúde têm vacinas disponíveis contra a dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos. Quem ainda não recebeu a dose ou não completou o esquema (duas doses) deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]