O superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos de Minas Gerais, inspetor Helênio Romualdo de Almeida, veio a Patos de Minas propor a criação de uma Comissão de Direitos Humanos na cidade. Ele se reuniu com representantes dos mais diferentes órgãos responsáveis pela garantia dos direitos das pessoas.

O encontro aconteceu no auditório do Sest/Senat e teve como alvo a exploração sexual de crianças e adolescentes. O inspetor Helênio destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo país para combater este tipo de crime, especialmente a campanha “Proteja Nossas Crianças” que já recebeu mais de 4 mil denúncias nos últimos 12 meses.

Durante a palestra, que teve ainda a participação dos comandantes das delegacias da PRF de Uberlândia, Paracatu, Araxá e Belo Horizonte, o inspetor Helênio mostrou a importância da participação da comunidade para a garantia dos direitos humanos. As denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos humanos 0800 031 11 19.

O inspetor Guido Mayol, comandante da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Patos de Minas, lembrou que as pessoas não precisam se identificar para fazer as denúncias. De acordo com ele, o telefone 191 da PRF também está à disposição da comunidade.

No encerramento da palestra, o inspetor Helênio propôs a criação de uma Comissão de Direitos Humanos em Patos de Minas. De acordo com ele, a comissão poderia atuar em diferentes segmentos, como violência doméstica e até mesmo crimes ambientais. O inspetor lembrou que não há custo para o município.