O dia 21 de março é o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down. A data está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012, mas só foi fazer parte do brasileiro no ano passado. Em Patos de Minas, professores e alunos da APAE tiraram o dia para comemorar com várias atividades dentro de fora da escola. É importante ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil brasileiros nascem com essa condição.

De acordo com a Diretora Educacional da APAE, Maria Aparecida, hoje foi um dia de muita festa e comemoração. Ela ressaltou que os alunos fizeram uma caminhada, participaram de fanfarra, teatro das sombras entre outras atividades. Ela disse ainda que tudo foi preparado com muito carinho para que os alunos percebam a importância que tem e tudo o que representam para todos.


Maria Aparecida explicou ainda que é muito importante que a população entenda que o portador da síndrome de down é uma pessoa como todas as outras. “Eles conseguem fazer tudo o que quiserem fazer, são pessoas absolutamente normais assim como todos. Não é uma doença, é uma condição” disse ela.

De acordo com a ONU, a data tem o objetivo de conscientizar a população e de quebrar o estigma social. A síndrome de Down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia a chamada trissomia.