É certo que o sinal vermelho deve ser respeitado. Mas também é de conhecimento que essa regra nem sempre tem sido seguida em Patos de Minas. Contudo, nesta terça-feira (29), uma cena deixou motoristas sem entender. Um pedestre, que deveria seguir regras diferentes dos automóveis, parou no sinal vermelho junto aos veículos e permaneceu.

A cena foi registrada em vídeo por um leitor do Patos Hoje e encaminhada para a redação. Nas imagens, é possível ver o pedestre com as mãos na cintura parado na frente dos carros, enquanto a luz do semáforo permanece no vermelho. Motociclistas chegam e param ao seu lado, também respeitando o sinal.

O vídeo de 45 segundos mostra que o pedestre nem se move. Após o sinal abrir, ele continua estático no local, enquanto os motoristas precisam desviar para continuarem o trajeto. O fato aconteceu por volta das 6h45, no cruzamento da Rua Doutor Marcolino com a Avenida Piauí, local com alto índice de acidentes, inclusive com mortes.

O internauta que gravou o vídeo não sabe ao certo a intenção do pedestre. As hipóteses levantadas é que ele poderia estar realizando um protesto, apesar de não estar com nenhuma faixa ou cartaz, ou estar mesmo em surto psicótico, o que também tem sido registrado com frequência no trânsito da cidade. Não se sabe, o que houve depois.

Por outro lado, a cena chama a atenção para a importância do respeito ao sinal vermelho, o que não vem acontecendo muito na Capital do Milho. Em certos momentos do dia, é comum ver, principalmente motociclistas, se adiantando nos cruzamentos e atravessando o sinal vermelho, antes da luz ficar verde.