Um Projeto de ampliação do Presídio Sebastião Satiro em Patos de Minas está pronto aguardando apenas a liberação de recursos por parte do Governo do Estado para sair do papel. A previsão de construção de um novo pavilhão no espaço onde hoje funciona a horta praticamente dobraria o número de vagas para detentos na cidade.

O Presídio Sebastião Satiro foi construído na década de 90, inicialmente projetado para abrigar 65 detentos. Não demorou e a estrutura foi ampliada chegando à capacidade máxima de 160 reclusos em três blocos, sendo a maior parte para homens e uma área separada para abrigar as mulheres que cometem crimes.

Mas o Presídio já não atende mais as necessidades. Presos provisórios de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté são levados para as celas que já não suportam mais tanta gente. Hoje, o Presídio Sebastião Satiro tem 265 detentos em regime fechado e 25 no semi-aberto, quase o dobro da capacidade.

O projeto prevê a construção de um novo pavilhão com mais 120 vagas, passando a capacidade do Presídio Sebastião Satiro de 165 para 285 vagas. As novas celas seriam suficientes para amenizar a superlotação que já começa a preocupar os diretores da instituição.

De acordo com o diretor geral do Presídio Sebastião Satiro, Cel. Ilson Álvaro, a expectativa é a de que as obras de ampliação sejam realizadas este ano.

Autor: Maurício Rocha