Na noite dessa quarta-feira (17) foi realizado um dos mais tradicionais eventos da Festa Nacional do Milho, o Festival de Pratos Típicos com milho. Dezenas de pessoas participaram do evento que ficou todo colorido de verde e amarelo e com um aroma irresistível: de pamonha a bombom de milho. A presidente do Sindicato Rural agradeceu a presença de todos e o Prefeito Municipal discursou em defesa da Fenamilho.

O Paiolão do Parque de exposições ficou repleto com o público que compareceu em bom número para prestigiar a 40ª edição do festival. E quem compareceu pôde ver e degustar o milho em suas diversas formas, salgados ou doces. Tinha bolo, pastel, mingau, pamonha, bombom, torta, doces e muito mais. E não foi só isso. Como também faz parte da cultura, as Princesas e Rainha mais longevas da Fenamilho, eleitas em 2019, e as candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho 2023 também participaram da festa.


Elas desfilaram para o público e levaram mais beleza e simpatia ao festival que é realizado pelo Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e Emater-MG. Neste ano, as homenageadas com os pratos mais saborosos foram: Hilda de Fátima com o prato Torta de Milho; Mariana Carolina com o prato Queijo Trufado com mix de milho e Lázara Lília com Trouxinhas de Milho. Elas receberam o troféu e também os aplausos dos presentes pelos dotes culinários.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jane Campos agradeceu a todos os presentes pelo belo evento. Bastante emocionada, ela disse que o Festival de Pratos Típicos é o ponto de partida da Fenamilho. “A festa começa aqui, a festa começa hoje e é muito emocionante ver que as pessoas abraçaram e se Deus quiser tudo vai ser sucesso” disse ela. O Prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou a importância do evento para a cidade e defendeu a festa. “Falar mal da Fenamilho é falar mal de Patos de Minas, da nossa cultura então as pessoas têm a obrigação de falar bem da nossa festa, da nossa gente” finalizou o prefeito.