Começou, nesta segunda-feira (17), o 1° Seminário de Proteção e Defesa Civil e Resiliência Climática do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. O evento, organizado pelo Corpo de Bombeiros, é realizado no Centro de Convenções e Eventos, em Patos de Minas. A programação segue até quarta-feira (19), quando será realizado um simulado de acidente no Trevo da Pipoca.

Segundo o tenente coronel Marcos, comandante do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, a previsão é de que o período chuvoso tenha temporais acima da média histórica. Com base nessas informações, o objetivo é preparar Patos de Minas e os municípios da região para o enfrentamento deste período. Curiosamente, o seminário já começou com chuva na cidade.

O comandante destacou que a programação inclui palestras e troca de experiências entre os agentes, atividades práticas envolvendo a comunidade ribeirinha do Rio Paranaíba e o simulado de um acidente, com resgate de diversas vítimas, no Trevo da Pipoca em Patos de Minas. Centenas de pessoas se inscreveram para o Seminário.


O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, ressaltou a importância do evento, afirmando que o clima tem mudado constantemente em todo o país. O prefeito lembrou que a cidade passou por enchentes recentemente. O chefe do executivo inclusive palestrou no primeiro dia do evento. Falcão disse que gostaria que representantes de mais cidades participassem do evento.

O tenente coronel Marcelino, coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, afirmou que o seminário é uma das etapas mais importantes de defesa civil, por abordar a preparação e a prevenção da gestão dos riscos ocasionados por eventos climáticos.

O seminário é gratuito e conta com uma programação extensa que vai até a quarta-feira (19).