As inscrições estão abertas até o dia 28 de julho. (Foto: Bailaio de Arte e Cultura 2018 - Arquivo Patos Hoje)

Escritores, poetas e colunistas de Patos de Minas e da região já podem começar a usar a criatividade para participarem do concurso literário do Balaio de Arte e Cultura. As inscrições para o “III Prêmio Literário Juca da Angélica” estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de julho. A força feminina brasileira é o tema escolhido para este ano.

A curadoria do prêmio literário esclarece que o tema “A Mulher do Brasil” é uma forma de enaltecer a figura feminina nacional. Para isso, os candidatos devem trabalhar, discursivamente, as possibilidades do universo feminino, para além de padrões e estereótipos culturalmente estabelecidos. A organização espera produções textuais que falem da força, história e potência feminina brasileira.

“Nos anos anteriores nós tivemos uma resposta positiva da comunidade. Neste ano esperamos um público ainda maior. O objetivo da temática atual é fazer com que as pessoas se sintam à vontade ao escrever. Trabalhamos o tema de forma ampla e atrativa”, explicou Camila Dias de Souza, responsável pela curadoria de literatura do Balaio.

O III Prêmio Literário Juca da Angélica será disputado nas categorias conto, poema e perfil. Haverá premiações em dinheiro para o primeiro lugar de cada categoria. Os primeiros lugares da modalidade adulto vão receber R$ 400,00 e os primeiros lugares da modalidade infanto-juvenil, para escritores com idade de até 17 anos, vão receber R$ 300,00.

“Voltado para estimular a escrita, a terceira edição do Prêmio Literário Juca da Angélica espera de seus participantes sensibilidade e criatividade para transformar seus olhares subjetivos e ficcionais da realidade em elementos de identificação coletiva”, diz o edital do concurso que pode ser acessado pelo link . Contato pelo e-mail [email protected].