A Câmara Municipal de Patos de Minas vai continuar pagando aluguel, mesmo com a destinação do Palácio dos Cristais para ser sua sede. O contrato foi prorrogado por mais um ano, enquanto o imóvel cedido pela Prefeitura segue fechado. O gasto adicional será de R$ 620.395,56 ao longo deste ano.

A Câmara Municipal de Patos de Minas nunca teve sede própria. Muitos projetos foram elaborados, mas nenhum deles saiu do papel. A destinação do Palácio dos Cristais para abrigar o plenário e os gabinetes dos vereadores foi uma conquista do Poder Legislativo, mas a demora para fazer a mudança é constrangedora.

O Palácio dos Cristais era a sede da Prefeitura de Patos de Minas. Depois que foi incendiado criminosamente, o imóvel foi restaurante com recursos da Educação e foi cedido para abrigar o Campus da Universidade Federal de Uberlândia, até que a Câmara Municipal requisitou o imóvel.

A UFU entregou o prédio no início de 2023. Já são quase dois anos e até hoje imóvel continuam vazio, enquanto a Câmara Municipal de Patos de Minas segue pagando aluguel. Para piorar a situação, o prédio com aspecto de abandono, em área nobre, bem no centro da cidade, virou alvo de vândalos e passou a incomodar os vizinhos. Atualmente o Palácio dos Cristais está cercado com telhas de zinco.

A Câmara alega que a mudança está dependendo de reforma e adequações do imóvel. As obras são de responsabilidade da Administração Municipal, que realizou licitação e contratou uma empresa privada para executar o projeto.