Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA e do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA – tem demonstrado preocupação com o futuro das obras do Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas – CEAM – que está sendo construído no interior do Parque Municipal do Mocambo. A construção é feita pela Copasa, que pode deixar a cidade.

Pelo cronograma apresentado pela Prefeitura, os serviços de água e esgoto deverão ser transferidos para a nova empresa que vencer a licitação já em maio deste ano. As obras do Centro de Educação Ambiental estão adiantadas, mas não devem ser concluídas até esta data. O prazo de construção é de 365 dias e a ordem de serviço só foi assinada em junho de 2023.

Nas últimas reuniões do ano de 2023 de conselhos ambientais de Patos de Minas, como o Codema e Colmeia, o funcionamento do futuro prédio do Ceam Mocambo mereceu uma atenção maior por parte da grande maioria dos conselheiros ambientais.

Segundo as manifestações calorosas dos integrantes dos conselhos ambientais, se não houver uma atenção especial do Poder Público Municipal na administração, gestão e manutenção do Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas, a construção física do prédio pode se tornar "um elefante branco".

Conforme o convênio entre Copasa e Município, assim que for concluída a obra física, incluindo a montagem de equipamentos, móveis e utensílios, as chaves do Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas serão repassadas à Prefeitura Municipal. Civuca Costa, integrante do COLMEIA, enviou ofício à Secretaria Municipal de Agricultura solicitando a destinação de recursos para a manutenção do espaço de educação ambiental.