Um posto de troca de materiais descartáveis por produtos como óleo de cozinha, kit escolar e kits odontológicos será instalado. ( Foto: Agência Minas )
A assessoria de comunicação da Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (14), a presença de uma força tarefa do Governo do Estado para combater o mosquito da dengue em Patos de Minas. Na semana passada, a cidade alcançou a marca de 600 casos registrados, o que preocupa as autoridades de saúde.

A força tarefa de combate à Dengue do Governo do Estado é composta por 47 profissionais treinados para atuarem na eliminação de focos do mosquito transmissor da doença – Aedes Aegypti – e para realizarem o trabalho de conscientização dos moradores. Pesquisas indicam que 90% dos focos do mosquito estão no interior das residências.

A chegada dos profissionais da força tarefa a Patos de Minas está prevista para a tarde do dia 19 de maio. Na manhã do dia seguinte (20 de maio), os profissionais se reúnem para receberem orientações e iniciarem os trabalhos na cidade. Eles vão atuar em 11 bairros selecionados pelo município com maior incidência da doença.

A força tarefa de combate à Dengue deverá permanecer em Patos de Minas até o dia 30 de maio. O Programa Municipal de Combate à Dengue também conta com a colaboração dos moradores para ajudarem na eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti. Vasos de planta, bebedouros de animais e todo material que possa acumular água devem ser observados.

A assessoria de comunicação também anunciou a presença do chamado Dengue Móvel na cidade. Trata-se de um caminhão que troca materiais descartáveis por produtos como óleo de cozinha, kit escolar ou até mesmo kits odontológicos. Dois dias serão reservados para a troca dos materiais pelos kits. As datas e locais ainda serão definidos.

Com este trabalho as autoridades de saúde esperam diminuir a ocorrência de casos de dengue em Patos de Minas que apesar do tempo mais frio ainda continua a fazer vítimas.

Autor: Maurício Rocha