As obras de construção do Campus da UFU de Patos de Minas seguem a todo vapor. Com a destinação de recursos da ordem de R$ 19 milhões, a maior parte (R$ 15 milhões) do Governo do Estado, a previsão é de que desta vez, o primeiro prédio finalmente seja concluído. A conclusão da obra está prevista para 2023.

A inauguração da sede própria vai permitir também a ampliação das atividades da UFU em Patos de Minas. O Plano de Desenvolvimento da Universidade para o período de 2022 a 2027 prevê a criação de pelo menos sete novos cursos. A inclusão da proposta no Plano é o primeiro passo para a abertura dos novos cursos.

Segundo Matheus Gomes, assessor do reitor da UFU em Patos de Minas, os cursos a serem criados serão definidos a partir de demandas levantadas junto à comunidade patense. Além dos sete cursos de graduação, a UFU também incluiu no Plano a proposta de criação de cursos técnicos, curso de mestrado e também de doutorado.

Após o estudo junto à comunidade, a proposta será levada à UFU para a criação de planos pedagógicos, que posteriormente serão apresentados ao Ministério da Educação.

Mesmo estando implantada em Patos de Minas desde 2011, a UFU possui apenas três cursos de graduação: Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. Após a inauguração do Campus, a intenção é chegar a ter até 10 cursos de graduação na cidade.