A Fundação Hospitalar de Minas Gerais – Fhemig – órgão que administra os hospitais regionais do Estado, apresentou na manhã desta quinta-feira (29) a Organização Social – OS que vai administrar o Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas. O contrato no valor de quase R$ 80 milhões por ano será assinado com a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU).

A nova gestão foi apresentada durante o Primeiro Encontro de Governança Regional da Macrorregião Noroeste. “A nossa expectativa é de que a FAEPU com seus processos mais fluídos consiga ampliar os acessos dos usuários do SUS. ” Disse Renata Dias, Presidente da FHEMIG. Renata disse que, além de administrar o hospital, tem planos para que a FAEPU assuma também a administração da obra de ampliação do HRAD. Segundo Renata, já foram concluídas duas etapas da obra que são o projeto executivo e a validação da aprovação do projeto pela vigilância sanitária.


Reativação e abertura de novos leitos e adequação das equipes de trabalhos foram algumas das solicitações da FHEMIG para a FAEPU: “também já conversamos com algumas equipes médicas e eles demonstraram interesse na ampliação de atendimentos. Existe a possibilidade também da ampliação de procedimentos cirúrgicos. ” Disse Renato Darin, Diretor da FAEPU.

O contrato ainda não foi assinado, porém o valor a ser pago pela FHEMIG já está estimado em R$159.921.788,00, valido por 24 meses. Segundo Renato Darin, o contrato deve ser assinado em maio para início dos trabalhos em junho. Segundo ele, o Hospital Regional está em um processo de transição.

A terceirização da administração do Hospital Regional é questionada na Justiça. O SinSaúde e o Conselho Estadual de Saúde se posicionaram contrários a medida.