A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Sombra visando o combate ao tráfico de drogas em Patos de Minas. Logo nas primeiras horas da manhã, viaturas iniciaram diligências para cumprir vários mandados de busca e apreensão em diversas residências, principalmente no bairro Jardim Esperança.

De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão sendo 31 em Patos de Minas, 3 em Lagoa Formosa, 4 em Carmo do Paranaíba, 4 em Presidente Olegário, 4 em Vazante e três em Uberlândia juntamente com 05 prisões preventivas. Além disso, foram expedidas duas apreensões para veículos utilizados para o transporte ilícito realizado pelo grupo, bem como, vinte e duas ordens judiciais para bloqueios de ativos financeiros.

Os crimes apurados nesta fase da investigação se referem a uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e de armas de fogo. Toda a investigação teve início em março deste ano. Durante as investigações, em ações da Polícia Militar e da Polícia Civil, foram apreendidos os seguintes materiais em poder dos investigados: mais de um quilo de pasta base de cocaína, mais de um quilo de maconha e quatro armas de fogo.

Ainda segundo a Polícia Civil, “estamos diante de um orquestrado grupo criminoso voltado para o tráfico de drogas, em que o principal suspeito, precedente de Patos de Minas, reside em Uberlândia e adquire as drogas e armas de fogo para serem remetidas a Patos de Minas e região. Após transações que passam sobre o crivo dele, a sua droga é repassada para outros traficantes comercializarem. Para tanto, ele conta com auxílio de seus colaboradores para armazenagem, transporte e entrega da droga/arma, bem como de laranjas para utilizar suas contas bancárias para suas transações ilícitas”.

A operação conta com a efetiva participação de 180 policiais sendo 82 policiais civis e 98 policiais militares. Também foram utilizados na operação o helicóptero Carcará e os cães farejadores da PC.