Na tarde dessa sexta-feira (11), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf) em parceria com a direção do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos) e a ONG SOS Rio Areado, realizou o nono projeto de peixamento com a soltura de 30 mil alevinos da espécie Pacumã nas águas do córrego do Arroz no Distrito do Chumbo.

O córrego do Arroz é afluente do rio Areado e faz parte dos emissários da bacia do rio São Francisco que nasce na serra da Canastra no município de São Roque de Minas.

O peixamento foi uma atividade de emergência devido ao acúmulo de indivíduos da ictiofauna que já estavam passando da fase da desova dos reservatórios da unidade de criação de peixes da Codevasf em Três Marias - MG.

Segundo o gerente executivo da unidade, Julimar Souza, a produção de novas espécies de peixes deste ano foi acima das expectativas e os berçários de explosão de óvulos para o nascimento das larvas estão em processo acerelado e com grandes perspectivas de produção para os próximos meses.

Participaram desta edição do peixamento no córrego do Arroz em Areado, representantes do Colmeia Patos, Copasa, Universidade Federal de Uberlândia, entidades ambientais e instituições escolares, e Codevasf.

(Fonte: Comunicação Colmeia Patos)