No dia 02 de outubro, os eleitores vão às urnas escolherem os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da república. No município de Patos de Minas, são 114.130 eleitores aptos a votarem. A Justiça Eleitoral está mobilizando uma grande estrutura para garantir a todos o direito ao voto.

Serão instaladas na cidade e na zona rural, 359 seções de votação. Ao todo, foram convocados para trabalhar em Patos de Minas no dia da eleição 1.436 mesários. O site do Tribunal Superior Eleitoral ainda recebe o cadastro de pessoas interessadas em trabalhar como mesárias para um cadastro de reserva.

Os mesários são os responsáveis por conferir os documentos dos eleitores, controlar o registro de votação e habilitar a urna eletrônica. Para ter essa função, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno das eleições e estar em dia com a Justiça Federal. Os candidatos e parentes de candidatos não podem ser mesários.

O mesário terá vale-alimentação no valor de R$ 45,00 e tem direito a dois dias de folga para cada dia em que trabalhar nas eleições ou participar dos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função. As declarações que darão direito às folgas no trabalho serão disponibilizadas após as Eleições. Vale ressaltar que a data de gozo das folgas deve ser combinada entre empregado e empregador.