O Coletivo Local de Meio Ambiente em Patos de Minas, Colmeia, se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) para definir pautas importantes para o meio ambiente da nossa cidade e região. Na oportunidade, foram apresentados os membros da diretoria e da presidência do órgão.

De acordo com Geize Marques, presidente reeleita do Colmeia, o órgão tem papel fundamental no que diz respeito ao meio ambiente. São eles que fiscalizam questões de nascentes por exemplo, mananciais entre outros. É o colmeia também que realiza diversas atividades como peixamentos, recuperação e preservação de nascentes, preservação de córregos e ribeirinhos entre outros trabalhos.

Geize ressaltou ainda que os membros do Colmeia tem participação fundamental no desenvolvimento da população através da água e dos recursos hídricos. “Nós atuamos na recuperação de solo, vegetal, na recomposição vegetal das matas ciliares, construindo bolsões e outras atividades importante para o nosso meio ambiente.

Entre as pautas também, foram discutidas as questões que envolvem o Centro de Educação Ambiental, CEAM. De acordo com Geize, os conselheiros ambientais irão fazer uma visita em Belo Horizonte para buscar ideias e ver como funciona o Ceam de lá em breve. Questionada a respeito da saída da Copasa, ela disse que, caso aconteça da empresa sair, isso não afetará o andamento da obra e nem o desenvolvimento das atividades no local.

A nova diretoria do Colmeia ficou da seguinte forma:


Presidente – Geize Marques

Vice-presidente – José Lucilo – Duda

Tesoureira – Luciana Almeida

Comunicação – Civuca Costa