O Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente em Patos de Minas, Codema, está completando em 2023 quarenta anos de história, luta e defesa do Meio Ambiente em Patos de Minas. O órgão que funciona como ente de assessoria do poder público municipal, com independência, e ferramenta de fiscalização ambiental, passou por várias administrações, gestões, fases e desafios. No momento, o Codema é o único conselho deliberativo de Patos de Minas, com muito poder de decisão e deliberação.

"Me lembro bem do saudoso ex-presidente do Codema, Zé Português e do sonhador Wlson Silva, às vezes sozinhos na defesa ambiental. Fui convidado a participar do conselho quando eu era presidente da Comissão Casa de Cultura de Patos de Minas e logo de cara, me elegeram como secretário do conselho. Adolescente e inexperiente, eu nem sabia fazer uma ata direito. Mas com o tempo aprendi e nunca mais me distanciei das causas ambientais, mesmo em tempos difíceis de sobrevivência dos movimentos populares e voluntários", rememora o conselheiro ambiental, Civuca Costa, hoje uma referência ecológica em nível nacional.

Na galeria de presidentes do Conselho de Defesa Ambiental de Patos de Minas está registrada a entronização de: Zé Português, Eduardo Ferreira, César Vieira Caixeta, Ivanildo Alves Zica, Eugênio Pacelli Civuca Costa, e Vinícius de Morais Machado.

O CODEMA em Patos de Minas foi criado, oficialmente, em 10 de agosto de 1983, pela Lei Municipal de n° 1894, por decreto assinado pelo Prefeito de Patos de Minas, Arlindo Porto Neto.

Em correspondência encaminhada ao conselheiro ambiental Civuca Costa, o ex-prefeito congratula o Codema pela sua história ao longo das quatro décadas de serviços prestados ao meio ambiente de Patos de Minas, com a seguinte mensagem: "Parabéns pelos 40 anos do nosso Codema. Foram muitas realizações, muito trabalho e dedicação. Você foi um idealizador e apoiador. Obrigado pelo constante apoio. Abraços". (Arlindo Porto Neto)