Os membros do Conselho de Desenvolvimento de Meio Ambiente de Patos de Minas se reuniram na manhã dessa quarta-feira (20) no plenarinho da Câmara Municipal de Patos de Minas para avaliarem os processos de implantação de sete novos loteamentos na cidade. Eles receberam pareceres favoráveis, mas vão ter que cumprir a legislação para terem a aprovação definitiva.


Os novos loteamentos são, o Jardim Itália próximo ao bairro Planalto, Campos Elíseos entre os bairros Gramado e Céu Azul, Laranjeiras 2 e 3 no bairro Cerrado, Afonso Queiroz e Jardim Vitória no bairro Jardim Panorâmico e Terra do Sol nas imediações dos bairros Jardim Itamarati e Nossa Senhora de Fátima. A aprovação no órgão ambiental é um dos requisitos para a liberação para o início das construções.


O presidente do CODEMA, Wilson José da Silva, informou no entanto que os empreendedores ainda deverão comprovar que todas as determinações foram cumpridas, como a instalação de infraestrutura por exemplo. Os membros do órgão deverão fazer vistorias nos novos loteamentos aprovados.


Os sete novos loteamentos vão disponibilizar cerca de 3 mil novos lotes para a construção em Patos de Minas. Quase todas as unidades já foram comercializadas, mas os empreendimentos podem influenciar no concorrido mercado de imóveis em Patos de Minas. Com a procura maior do que a oferta, os preços dos imóveis na cidade subiram além do normal.


De acordo com o presidente do Sinduscon de Patos de Minas, João Batista Nogueira, Patos de Minas ficou muito tempo sem a abertura de espaços para a construção civil e os novos loteamentos vão aliviar a pressão sobre o setor. Ele prevê, inclusive, uma queda no preço dos imóveis na cidade.


Além disso, novos loteamentos estão em estudo em Patos de Minas. Um deles será na área onde está em funcionamento atualmente o confinamento de bois, na região do bairro Ipanema. Outros loteamentos podem ser abertos acima do bairro Nossa Senhora de Fátima, nas proximidades do terreno aprovado para a construção da UFU.