Apenas a Clínica Terapêutica Quintino atendeu a todas as exigências previstas no edital.

A Clínica Terapêutica Quintino foi a vencedora da licitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas e passará a oferecer o serviço especializado em tratamento de dependente químico, álcool e outras drogas para a Prefeitura. Os pacientes, no entanto, terão que ser encaminhados através de decisão judicial.

A licitação para a contratação de clínica especializada no tratamento de dependentes de álcool e drogas foi realizada para atender determinações judiciais. O processo em formato de pregão foi aberto a todas as clínicas existentes na região, mas apenas a Clínica Terapêutica Quintino atendeu a todas as exigências previstas no edital.

O processo é bastante rigoroso e exige não só estrutura adequada, como também a presença de profissionais qualificados e em número suficiente para atender aos pacientes. A Clínica Terapêutica Quintino atendeu a todos os requisitos e, a partir de agora, fica à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para receber os pacientes encaminhados por determinação da Justiça.

Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família), divulgado em 2013, mostra que 28 milhões de pessoas no Brasil tem algum familiar que é dependente químico. Para 58% das famílias, a doença presente em um membro da casa afeta a capacidade de trabalhar ou estudar e 33% das pessoas tem medo que seu parente beba ou se drogue até morrer.

Famílias que não tem condições de pagar pelo tratamento, podem recorrer à Justiça. Nesse caso, o Juiz pode decidir pela internação do paciente com o tratamento sendo pago pelo poder público. A Clínica Terapêutica Quintino já recebe pacientes nestas condições de outras regiões do país e vai passar a receber também de Patos de Minas.