O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da AMAPAR – CISPAR – fará uma audiência pública na tarde desta sexta-feira (16) em Patos de Minas para apresentar o Projeto de Instalação de uma Usina de Reciclagem para atender os municípios da região. A reunião vai acontecer na sede da AMAPAR no bairro Jardim Paulistano, com início previsto para as 14h.

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da AMAPAR – CISPAR – foi um dos nove consórcios aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente para receber os recursos da ordem de R$ 100 milhões destinados pela mineradora Vale a título de compensação. Para o Cispar serão destinados cerca de R$ 16 milhões para a instalação da usina de triagem.

A usina será implantada em Patos de Minas, na região da Serrinha, em área que pertencia ao D.E.R e que foi cedida pelo Governo do Estado à Prefeitura e depois doado ao CISPAR. A unidade terá capacidade de processamento de mais de 350 toneladas dia, recuperando até 70% dos resíduos, gerando receita e créditos de reciclagem para o consórcio e agentes de reciclagem.

Além da usina mecanizada, o CISPAR será contemplado pela SEMAD, com a elaboração de projeto de estruturação de concessão de sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final Resíduos Sólidos Urbanos. Em outra frente, prefeitos do CISPAR seguem avaliando propostas de concessão pública para realizar também o tratamento dos resíduos sólidos.

A Usina Mecanizada de Triagem de Resíduos Sólidos vai atender nove municípios da região: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Formosa, Patos de Minas, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo e Tiros.

A Audiência Pública que será realizada nesta sexta-feira (16) em Patos de Minas, com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do BDMG, vai esclarecer todas as dúvidas sobre a implantação da Usina Mecanizada de Triagem de Resíduos Sólidos na cidade.