A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIPA exibirá o filme “Dona Flor e seus dois maridos”, no dia 27 de março (sábado) a partir das 14h. Na ocasião, o Prof. Roberto Carlos dos Santos apresentará a palestra “Dona Flor e seus dois maridos: cultura, morte e malandragem”.

Dona Flor e seus dois maridos (1976 – 105 min) é uma comédia, dirigida por Bruno Barreto, considerada uma boa adaptação da obra homônima de Jorge Amado. A película contempla uma narrativa que evoca o comportamento dos brasileiros no que diz respeito a valores do imaginário coletivo como, por exemplo, sexo, morte, mestiçagem, carnaval e comida.


A história de Jorge Amado retrata a cidade de Salvador na década de 1940, onde Dona Flor ___ a mulher protagonista ___ representa o paradigma dos valores conservadores, enquanto Vadinho simboliza o homem dedicado aos deleites da carne, numa sociedade patriarcal. Mesmo que se considere os dois personagens como caricaturas, tanto o filme quanto a obra literária são ricos para pensar a pluralidade cultural brasileira. Além disso, o filme é uma boa oportunidade para revitalizar a discussão sobre o papel da mulher na sociedade brasileira, ainda mais no mês em que se comemora o dia 8 como o “Dia Internacional da Mulher”.


O filme e a respectiva palestra serão apresentados no dia 27 de março (sábado), a partir das 14h, no Salão de Júri do UNIPAM, com entrada franca e certificado de extensão aos que participarem integralmente das atividades.