O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia- INMET- se confirmou no final da tarde desta terça-feira (23) em Patos de Minas. A chuva intensa que caiu por volta das 16h30 deixou várias ruas alagadas e os motoristas tiveram problemas para transitarem.

A Rua Maestro Olímpio, próximo à esquina com a Avenida Fátima Porto, no Bairro Antônio Caixeta, ficou completamente alagada. Com tanta água, motoristas tiveram que dar meia volta ou aguardar a situação se normalizar. Moradores aproveitaram para pedir a instalação de uma rede para drenar a água pluvial.

E não foi só aí. A região do Pátio Central Shopping voltou a ficar alagada e a água começou a invadir o estacionamento do centro comercial. Os automóveis que estavam estacionados na região ficaram com água até o assoalho. Motoristas que se arriscaram acabaram tendo problemas.

Apesar do grande volume de água, o Corpo de Bombeiros, até o fechamento dessa reportagem, não recebeu chamado para ocorrência de maior destaque. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando a situação da chuva. O alerta de perigo devido à previsão de chuvas intensas vai até esta quarta-feira (24).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, em decorrência da forte chuva que atingiu a cidade de Patos de Minas, os bombeiros do 12º BBM em conjunto com a Defesa Civil realizaram “Ponto Base” alocando viaturas em locais sujeitos a alagamentos.

Foram dois pontos na cidade em que houve a presença dos bombeiros, sendo um na orla da Lagoa Grande e o outro atrás do Shopping de Patos de Minas, sendo que neste ponto o Ten Fernandes da Defesa Civil também esteve no local onde fez vistorias e orientações de forma a encaminhar os problemas visualizados na pista e no asfalto para que a prefeitura adote as providências necessárias.

A atuação conjunta na Gestão do Risco do Desastre entre Bombeiro e Defesa Civil em casos como o ocorrido visa otimizar uma pronta resposta a população buscando minimizar os efeitos de eventos adversos como a forte chuva que caiu na cidade.

Os bombeiros orientaram os moradores que, sobre condições meteorológicas adversas como forte chuva e ventos, evitem transitar em áreas alagadas ou sujeitas a alagamento e procure locais mais altos até que a situação melhore.