A chuva que caiu no início da tarde desta quinta-feira (31) causou estragos em diferentes pontos de Patos de Minas e assustou a população. Ela veio acompanhada de um vento muito forte. Muitas árvores foram derrubadas. Leitores do Patos Hoje enviaram fotos à redação, que mostram inclusive a interdição de rua.
Na Orla da Lagoa Grande, o temporal causou estragos. O fotógrafo Luiz Araújo relatou que várias árvores foram derrubadas. Algumas foram arrancadas na raiz. As fotos mostram as árvores caídas. Há relatos de árvores derrubadas em outros pontos da cidade. Uma das pistas da avenida Paranaíba foi interdita por galhos que caíram.
Há informações também de que placas foram derrubadas e imóveis destelhados. Na Rua Ceará, próximo à Rodoviária, parte do telhado de uma igreja foi parar sobre uma caminhonete. Carros também ficaram presos em ruas alagadas. Na Praça da Avenida Getúlio Vargas, diversos galhos das palmeiras ficaram caídos pelo local. No Galpão do Produtor, uma barraca foi desmontada.
Na Avenida Paranaíba, no Bairro Brasil, uma árvore de grande porte foi arrancada pela forte ventania e interditou toda a pista. Por sorte, ninguém se feriu. Na Av. Ivan Borges Porto, outra árvore caiu sobre a pista, interditando a via. Na Avenida Continental, uma árvore caiu sobre um automóvel, deixando o proprietário no prejuízo. Máquinas da Prefeitura Municipal já foram para o local fazer a desobstrução.
E não parou por aí. Moradores da Rua Marechal Floriano ficaram sem energia após a ventania. Na Avenida Piauí, imagens mostram a força do vento arrancando galhos das palmeiras e as jogando sobre a rede elétrica e nos veículos estacionados. Tampas de caixas d'água foram levadas. Na Avenida Dilermano Gomes de Deus, a água cobriu a pista, obstruindo a passagem dos veículos. Imagens mostram a enxurrada levando os materiais de construção de uma obra.
Apesar de a previsão do tempo mostrar que iria ocorrer pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nesta quinta-feira (31), não havia previsão de ventos fortes. A situação chama a atenção dos moradores. O INMET prevê, para esta sexta-feira (01), chuva isolada e ventos fracos.