Durante esse período foram oferecidos treinamentos, palestras e oficinas, além, é claro, de reuniões de colegiados.
As aulas para todos os cursos do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) retornam nesta segunda-feira, dia 06 de fevereiro. Para os alunos do turno matutino as aulas tiveram início às 7h30 e do turno noturno as aulas começam às 18h50. Serão 2.156 novos alunos na instituição. Ao todo estarão circulando pelo campus cerca de 6 mil alunos entre calouros e veteranos.

Para iniciar mais esse ano letivo a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, preparou uma semana para que coordenadores e professores pudessem planejar suas atividades. Durante esse período foram oferecidos treinamentos, palestras e oficinas, além, é claro, de reuniões de colegiados com o objetivo traçar metas de trabalho para 2012.

Para o Reitor do UNIPAM, essa semana tem particular importância pois é o momento em que gestores e equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) – o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. “É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar”, explica Raul Scher.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Fagner Oliveira de Deus, a semana pedagógica, não se restringe a esse período – pelo menos para os gestores. “Devemos planejar com antecedência, executar a agenda definida e acompanhar os resultados durante o ano”, comenta.

Na oportunidade, o diretor de Graduação do UNIPAM, professor Henrique Miranda, falou sobre a importância do planejamento. “Planejar é uma ferramenta necessária que requer uma gama de atividades, conhecimentos e competências que devem ser o alvo de toda atividade. São, portanto, ações coordenadas, modelos, técnicas, instrumentos, recursos didáticos para cada objetivo a ser alcançado ou, para cada momento, atividade e público que se quer atingir”, analisa.


O presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), entidade mantenedora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Waldemar Rocha Filho, foi representado, durante a abertura da semana, pela vice-presidente da Fundação, professora Neusa Helena de Queiroz Borges.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam