Começa nesta quinta-feira (02), o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que as pessoas que não compareceram às urnas nas últimas três eleições justifiquem a ausência. Os eleitores que deixaram de prestar contas terão o documento cancelado. Em Patos de Minas, cerca de 2.000 pessoas estão nessas condições e podem perder o documento.
O voto no Brasil é obrigatório para todas as pessoas com mais de 18 anos e menores de 70 anos de idade. Quem não comparece às urnas e nem justifica a ausência fica em débito com a Justiça Eleitoral. Se esta ausência ocorrer em três turnos de eleições, o eleitor terá o documento cancelado.
Para não perder o documento, o eleitor faltoso deve comparecer ao cartório eleitoral levando o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência. Se não for possível justificar a ausência, o eleitor terá que pagar uma pequena multa e poderá regularizar a situação. O juiz eleitoral, Marcos Caminhas Fasciani, explicou que a intenção não é punir o eleitor e sim regularizar as pendências.
Segundo o juiz eleitoral, em Patos de Minas, cerca de 2 mil eleitores deixaram de votar nas três últimas eleições e correm o risco de ter o documento cancelado. O Título de Eleitor é exigido em diferentes situações, como na realização de concursos públicos, acesso a universidades e até para receber prêmios da loteria.
O prazo para regularização do Título de Eleitor começa nesta quinta-feira e vai até o dia 02 de maio. O Cartório Eleitoral de Patos de Minas fica na esquina da rua Olegário Maciel, número 203, sala 808 – centro.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]