A estimativa é da Secretária Municipal de Saúde, Janaína Araújo. A obra orçada em R$ 2,5 milhões de reais está praticamente pronta.
A data ainda não está confirmada, mas a inauguração do Centro Viva Vida e do Hiperdia deve acontecer ainda neste mês de fevereiro. A estimativa é da Secretária Municipal de Saúde, Janaína Araújo. A obra orçada em R$ 2,5 milhões de reais está praticamente pronta e dependendo apenas da chegada dos equipamentos e mobiliário para começar a funcionar.

O Centro Viva Vida vai disponibilizar atendimento especializado para mulheres e crianças. Os pacientes terão acesso a serviços de ginecologia, mastologia, pré-natal de alto risco, planejamento familiar, pediatria e doenças sexualmente transmissíveis. O atendimento será regionalizado e os pacientes serão encaminhados pelos municípios.

No mesmo prédio, mas com entrada separada, vai funcionar o Centro Hiperdia. O serviço vai tratar dos casos mais graves de diabetes e hipertensão. De acordo com a secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, os encaminhamentos serão feitos pelas equipes do Programa de Saúde da Família. Janaína explicou que os serviços já são oferecidos pelo município, mas que a estrutura vai possibilitar uma melhora substancial no atendimento.

O Centro Viva Vida e o Hiperdia começaram a ser construídos em 2010. A inauguração estava prevista para o final do ano passado, mas a obra precisou de ajustes. Agora com o prédio de 1600 metros quadrados pronto, o funcionamento está dependendo apenas da chegada dos móveis e equipamentos. Eles já foram adquiridos. Alguns já chegaram e outros devem desembarcar nos próximos dias.

Segundo a secretária municipal de saúde, a inauguração e o início do funcionamento do Centro Viva Vida e Hiperdia acontecem no final deste mês. A data certa vai depender da agenda do secretário de estado da saúde, Antônio Jorge de Souza Marques que faz questão de participar da solenidade.

Autor: Maurício Rocha