Desde o último dia 19 de maio O Centro Oncológico AZ do Noroeste, sediado em Patos de Minas, encontra-se devidamente credenciado para atendimento a pacientes pelo SUS. A decisão do Governo Federal de habilitar o Centro, através do Hospital São Lucas, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com serviço de Radioterapia foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 20 de maio deste ano.

Esta classificação só é dada a instituições com alto poder de resolutividade na área oncológica. De agora em diante o Complexo Hospitalar São Lucas / Centro Oncológico AZ do Noroeste será a referência para todo o Noroeste e Alto Paranaíba de MG.

Segundo informações do diretor Dr. Olamir Rossini Júnior, o Centro Oncológico AZ do Noroeste, graças à parceria com o Hospital São Lucas, está apto a atender pacientes de toda a região, perfazendo cerca de 60 municípios do Alto Paranaíba, Noroeste e Baixo São Francisco. "Com estes serviços que estão disponibilizados para a comunidade, os pacientes não precisarão mais enfrentar viagens longas para outros centros. Nosso atendimento é humanizado e a estrutura física que disponibilizamos proporciona o máximo de comodidade aos pacientes, do diagnóstico ao tratamento, com base em protocolos internacionais", comentou.

Ele informou, ainda, que a Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou contrato para a prestação de serviços de alta complexidade em oncologia pelo SUS, cujo extrato foi publicado na Imprensa Oficial de Minas Gerais, no dia 15 de junho de 2010.

Olamir Rossini salientou que já foram firmados outros convênios para a prestação de serviços, com pacientes em tratamento continuado. Em funcionamento desde novembro do ano passado, o Centro Oncológico possui em seu corpo clínico, ainda, os seguintes profissionais: José Edmundo Dantas Leal (Oncologista) e Leonardo Gontijo Chamon (Radioncologista), Dra Nuruara Mara Ostis (Física Médica). Dispõe de avançadas técnicas de radioterapia como o IMRT só disponíveis em 2 outros serviços no estado (Belo Horizonte e Juiz de Fora), este último que integra o mesmo grupo do Centro Oncológico AZ do Noroeste.