A pedido do Patos Hoje, a CEMIG encaminhou, nesta quinta-feira (18), um esclarecimento sobre como funciona a administração das diversas fiações nos postes de energia elétrica de Patos de Minas. Muitos acabam caindo e ficando por dias soltos em via pública. Além de causar um aspecto visual nada agradável, pode causar acidentes como já ocorridos em Patos de Minas. A companhia diz que penaliza o uso irregular ou sem autorização. As empresas de telecomunicações pagam pelo uso, mas a manutenção dessas redes seria de responsabilidade dessas empresas. O mau uso continua na cidade e as denúncias devem ser feitas na própria companhia por meio do 116.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da CEMIG, o compartilhamento de postes de distribuição de energia elétrica com as empresas de telecomunicações se dá em cumprimento às resoluções conjuntas das agências reguladoras de ambos os setores, Aneel e Anatel. Tais resoluções definem que a responsabilidade pela operação e manutenção da rede de telecomunicações é das respectivas empresas de telecomunicações.

Ainda segundo a Assessoria da CEMIG, quando a empresa identifica uso irregular dos postes, recebe uma denúncia ou aborda uma empresa de telecomunicações lançando cabos nos postes sem a autorização, interrompe o serviço e penaliza a empresa conforme o contrato. A Cemig tem, ainda, instruído as empresas que compartilham os postes para que busquem uma melhor gestão de seus próprios ativos, cuja manutenção é de ‘inteira responsabilidade’ delas, de modo a trazer mais segurança à população, às redes de telecomunicações e à rede de distribuição de energia elétrica. A companhia informou que as empresas de telecomunicações pagam pelo uso, mas a manutenção dessas redes é de responsabilidade dessas empresas.


No entanto, em Patos de Minas, foi aprovada uma lei municipal que responsabiliza a CEMIG por mau uso da fiação nos postes da cidade. Pela lei 8327/2022, a CEMIG é obrigada a alinhar os fios ou cabos, retirar os fios ou cabos inutilizados, notificar as demais empresas que compartilham a utilização dos postes  para suporte de seus cabeamentos ou fiações a também realizarem o alinhamento ou a retirada dos fios, cabos e demais petrechos inutilizados.

Ao identificar uma situação dessa natureza, seja fiação baixa ou caída ao solo, o cliente pode entrar em contato com a Cemig por meio do telefone 116, preferencialmente identificando a cessionária de telecomunicações proprietária do cabo por meio da plaquinha que a identifica, bem como e, especialmente, informando o local e o problema a ser corrigido, para que a Cemig acione a empresa e/ou encaminhe uma equipe para eliminar a condição de risco, caso haja.

Mas o mais importante: a Cemig ressaltou que, de forma nenhuma, as pessoas devem manipular ou encostar nos cabos, pois, mesmo no caso de cabos de telefonia e internet, eles podem estar energizados e provocar acidentes com a rede elétrica.