A Santa saiu em procisão na tarde desta sexta-feira (15).
Ainda era noite quando os devotos de Nossa Senhora da Abadia começaram a chegar no santuário de Patos de Minas. A movimentação começou por volta de 3h da manhã e não parou mais. A Igreja permanece cheia e muitas pessoas precisam ficar em pé do lado de fora para acompanhar as celebrações.

A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia ganhou destaque com a aprovação da lei que tornou a Santa a segunda padroeira de Patos de Minas e instituiu feriado municipal. Desde então, as celebrações atraem centenas de fiéis e provocam uma romaria até o Santuário. Neste dia, os organizadores da festa preparam uma programação intensa.

No santuário de Nossa Senhora da Abadia os fieis fazem pedidos e agradecem às benções recebidas. A fonte da padroeira é um dos lugares mais procurados pelos fieis. A água abençoada serve para matar sede, refrescar o calor e também para reforçar a fé em Nossa Senhora da Abadia.

Outro ponto procurado pelos fieis é a Capela das Velas. Neste local, os devotos depositam esperança de que Nossa Senhora pode oferecer dias melhores. Alguns pais vestem os filhos de anjos para prestarem homenagens a padroeira. Também aqueles que aproveitam a movimentação para vender artigos religiosos.

O ponto alto da festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia acontece à tarde com a procissão e missa campal em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Os organizadores da festa estimam que 10 mil pessoas passem pela igreja nessa sexta-feira, dia de comemoração de Nossa Senhora da Abadia.

Autor: Maurício Rocha