O incêndio aconteceu na noite dessa segunda-feira (1º), na garagem de uma casa, em Patos de Minas. O veículo havia acabado de ser estacionado quando as chamas se iniciaram. Os moradores conseguiram debelar o fogo usando extintores e uma mangueira de jardim.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 22h00, na Rua Laio Porto, no Bairro Bela Vista, foi acionado e duas equipes deslocaram-se imediatamente para o local no caminhão de combate a incêndios, acompanhada pela equipe de salvamento. Chegando ao local, verificou-se que os próprios moradores tinham conseguido apagar as chamas no veículo utilizando um extintor de incêndio veicular e uma mangueira de jardim.
As equipes realizaram o rescaldo, ou seja, o resfriamento, das áreas atingidas pelas chamas e uma vistoria para certificação de que não havia mais focos ou risco de reignição. Houve danos generalizados na parte dianteira do veículo e no painel. Houve danos na pintura do teto e da parede da garagem e a casa ficou tomada pela fumaça.
Não houve feridos, porém o proprietário estava com um pouco de dificuldade respiratória em virtude da aspiração de fumaça porém dispensou condução ao hospital. Após conversa com os moradores do local, os mesmos informaram que minutos após chegarem em casa e estacionarem o veículo na garagem ouviram um estouro e o fogo iniciou-se na parte dianteira do veículo. Não foi possível definir o que causou o incêndio.
Dica de segurança:
Os incêndios em veículos podem ocorrer pelas mais diversas causas, como superaquecimento, rompimento de mangueiras de combustível, panes elétricas, acidentes de trânsito, etc.
Estes incêndios têm a característica de alastrarem-se rapidamente se não forem combatidos no início.
Diante do exposto, em caso de incêndio, retire as pessoas rapidamente do veículo e já inicie o combate logo nos primeiros instantes pode evitar o alastramento.
O foco principal é a segurança, então o combate deve ser realizado por pessoa que tenha noções básicas e condições físicas e psicologias no momento a fim de não envolver-se em acidentes durante o combate.
Pode ser realizado com uso do extintor de incêndio, ou com uso de água de uma mangueira ou no caso de o veículo não possuir extintor de incêndio e não houver disponibilidade de água no local, o combate pode ser feito através do abafamento utilizando terra ou areia.
Outra situação muito importante é ligar imediatamente para o corpo de Bombeiros em caso de incêndios, mesmo que já tenha alguém tentando combater as chamas.
Esta iniciativa é importante porque garante a mobilização e o deslocamento rápido das equipes para o local e caso o incêndio não seja debelado, as equipes consigam chegar o mais rápido possível para dar sequência ao combate.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]