Patos de Minas acaba de ganhar mais um reforço no trabalho de combate a epidemia de Dengue. O Carro Fumacê já está na cidade e deverá começar a circular pelas áreas mais afetadas ainda esta semana. São mais de 2.200 casos registrados e o município decretou situação de emergência.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, o Carro Fumacê é o último recurso usado no combate a Dengue, já que o inseticida usado por ele destrói apenas os mosquitos adultos e tem uma série de contraindicações. Em Patos de Minas a intenção é frear o número de casos que apesar de ter diminuído nos últimos dias, ainda continua alto.

A Secretaria Municipal de Saúde fará uma programação para a visita do Carro Fumacê. Apenas as áreas com maior índice de infestação é que receberão o inseticida. Os moradores serão avisados por um carro de som. Alguns procedimentos devem ser adotados para garantir a eficácia do tratamento contra o Aedes Aegypti.

A recomendação é para que os moradores abram portas e janelas, protejam os alimentos e animais domésticos, principalmente, os de menor porte. As gaiolas dos pássaros, por exemplo, devem ser cobertas por panos. Vasilhas com água e comida dos cães também devem ser protegidas.
Bastante utilizado em outras cidades, o Carro Fumacê chegou a Patos de Minas precisando de reparos. Ele está em uma oficina e assim que for consertado iniciará as rondas pelas ruas da cidade.

Autor: Maurício Rocha