Ela tem cerca de 100 metros de comprimento e o peso bruto chega a 530 toneladas.
Uma carreta com dimensões impressionantes esteve parada em um Posto de Combustíveis próximo ao Trevo da Pipoca, em Patos de Minas, e virou uma verdadeira atração. E as dimensões dela são realmente impressionantes. Ela tem cerca de 100 metros de comprimento e o peso bruto chega a cerca de 500 toneladas.

A carreta que transporta um transformador de energia para uma usina em Araguari parou no posto por causa de problemas mecânicos. O motor de um dos cavalos mecânicos que puxam a carreta apresentou problemas e teve que receber reparos. O motorista deste cavalo mecânico, Nestor Uchôa Mendonça Filho, disse que são necessários três deles para conseguir deslocar a carreta.

Dois possuem apenas um motor. O terceiro, bem mais potente e maior, é equipado com dois motores. Este é que vai à frente da composição, sendo responsável pela aceleração e desaceleração. E as curiosidades não param por aí. A carreta possui impressionantes 256 rodas, sendo que cada eixo pode ser manobrado. Com a carga que pesa 240 toneladas, a carreta tem um peso bruto total de 530 toneladas.

Gustavo Henrique, um dos auxiliares, contou que eles saíram de Belo Horizonte e já estão há mais de um mês na estrada. Para chegar a Araguari, ele disse que vai levar mais cerca de um mês. A demora é porque o transporte é feito com batedores e a velocidade máxima é bem inferior à que se pode implementar na rodovia.

E não foi só essa enorme carreta que esteve estacionada em Patos de Minas nessa quarta. Por coincidência, outra carreta levando uma grande carga também parou pelo local. Ela transporta a capa do rotor da usina hidrelétrica de Belo Monte. Essa é menor, mas a viagem deve ser longa. A expectativa é de que ela gaste 3 meses para chegar ao destino.

Autor: Farley Rocha