O entrevistado desta sexta-feira (4) da série Eleições 2026, do Patos Hoje, é o advogado José Eustáquio Faria Júnior, de 41 anos. Filho dos produtores rurais José do Conde e Maria de Fátima, ele é casado com Daniela e pai de Alice, ele vai concorrer a deputado federal pelo partido MDB de Patos de Minas.

José Eustáquio tem experiência na vida pública. Foi eleito vereador por Patos de Minas por dois mandatos, sempre entre os candidatos mais votados. Em 2022, disputou pela primeira vez uma vaga na Câmara dos Deputados e recebeu 18.220 votos em 175 municípios.

Com a carreira política consolidada, José Eustáquio afirma que pretende colocar seu trabalho a serviço de pautas que considera importantes para a população, como saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento regional e políticas públicas voltadas às pessoas autistas e suas famílias e aos animais. A meta é construir um hospital veterinário público.

Segundo José Eustáquio, a eleição de um deputado federal da região representa a possibilidade de trazer mais recursos e investimentos para os municípios. Ele citou principalmente as áreas da saúde e da educação, destacando a importância de garantir recursos para manter e ampliar os serviços oferecidos à população.

O candidato também ressaltou o peso das emendas parlamentares. Segundo ele, cada deputado federal tem direito a cerca de R$ 50 milhões em emendas obrigatórias, recursos que podem ser destinados aos municípios para financiar obras, equipamentos e serviços públicos.

José Eustáquio pediu o apoio da população e afirmou que considera viável sua eleição em 2026. Para ele, mais do que escolher um candidato, o momento representa uma oportunidade para Patos de Minas e os municípios da região recuperarem espaço e representatividade no Congresso Nacional.