A canalização de mais um trecho do Córrego do Monjolo avança, e quem passa pelo local das obras já consegue ter ideia de como ficará a intervenção. O canal já foi escavado para ampliar a capacidade do leito e cerca de 80% da estrutura de concreto já foi fixada. Durante esta fase o curso d'água é desviado por tubulações. O primeiro trecho de canalização da avenida Fátima Porto foi feito há mais de 10 anos e desde então a obra ficou parada.

A intervenção na Avenida Fátima Porto começou este ano. No dia 15 de fevereiro a ponte em concreto armado que ficava no cruzamento das avenidas Piauí e Fátima Porto foi demolida. A área era o ponto mais crítico do canal em relação ao escoamento das águas. A ponte dificultava a livre passagem do curso d'água, e deixava a região propícia a alagamentos. Em substituição, outra ponte, com novas proporções, será construída.

Atualmente a obra está na fase estrutural, com a instalação da base e da parede do canal, em concreto armado. Na sequência vem a execução dos drenos laterais em todo o trecho em obras. Quando esta etapa for concluída, a obra entra na fase de reaterro, quando o vão entre a parede do leito e a rua é preenchido com terra. Depois disso, a nova ponte será construída conforme parâmetros definidos em projeto (em substituição à que foi demolida) e instalado o guarda-corpo metálico. Ainda será feito o plantio de mudas de palmeiras nas duas margens, em quantidade superior à que havia no local.

A obra de canalização desse trecho do Córrego do Monjolo, orçada em cerca de R$ 12 milhões, é custeada com recursos próprios do município e também com os R$ 7 milhões advindos de indenização da Vale. A previsão inicial era de que ela fosse totalmente executada em 18 meses, mas a construtora responsável está confiante que esse prazo seja reduzido.

Canalização completa: A administração municipal já tem projeto atualizado para a outra parte da obra, que significará a canalização completa na Avenida Fátima Porto, chegando à Avenida Juscelino Kubitschek. Os recursos para viabilizar a conclusão de todo o canal estão sendo buscados pelo município.