Para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre seus direitos e deveres, a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Settram), lançou na manhã desta quarta-feira (26) a campanha "Trânsito seguro é dever de todos". A iniciativa acontece conjuntamente com Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar e Samu.

Até o fim do ano, estão programadas diversas ações dentro da campanha. A primeira delas, marcando o lançamento, foi uma blitz educativa na rotatória da Avenida Padre Almir com a Rua Joaquim das Chagas. Representantes dos órgãos envolvidos contaram com o apoio de crianças e adolescentes do projeto Bombeiro Mirim, do 12º BBM, para orientar motoristas e pedestres, ao mesmo tempo em que distribuíam panfletos explicativos.

A campanha abordará mensalmente temas específicos, e o cronograma começa trabalhando a conscientização sobre o uso correto de rotatórias e minirrotatórias. Na sequência virão normas de segurança para motociclistas; perigos do celular ao volante; obediência a semáforos e paradas obrigatórias; respeito a faixas de pedestres e travessias elevadas, regras para ciclistas e ciclovias; e direção defensiva com ênfase no respeito aos limites de velocidade, na importância do uso do cinto de segurança e legislação de trânsito.


As temáticas serão desenvolvidas, em blitz educativas, programas de educação no trânsito nas escolas e atividades com motoristas profissionais, como os do transporte público, entregadores, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo. Para o segundo semestre a Transitolândia, do 15º BPM, também será utilizada para atividades com alunos da rede municipal de ensino.

Sabendo da importância de envolver as crianças e como elas conseguem influenciar os pais e responsáveis com bons hábitos, os agentes de trânsito estão realizando atividade lúdica de conscientização com alunos dos 6º anos da rede municipal de ensino. As primeiras ações acontecem nas escolas municipais Maria Inêz Rubinger de Queiroz Rodrigues, Norma Borges Beluco, Prefeito Jacques Corrêa da Costa, Professora Marluce Martins de Oliveira Scher e CAIC.

Os panfletos utilizados nas abordagens educativas apresentam normas do CTB de forma clara e objetiva. Por exemplo, explicam que não existe via preferencial onde há rotatória ou minirrotatória. Outra regra importante é a interpretação da placa "Dê a preferência", a qual, se fixada antes de uma rotatória, indica prioridade de passagem para o veículo que já está circulando

Outras melhorias em andamento envolvem a revitalização da sinalização horizontal, incluindo pintura à quente, e a instalação de dispositivos auxiliares, como tachas e tachões. Esse trabalho começou no último mês de maio, e já ocorreu nas travessias elevadas da Avenida Marabá, nas faixas de pedestre e linhas de conflito da Rua Major Gote, na Avenida Piauí e na Avenida Getúlio Vargas, incluindo a demarcação da ciclovia.

De acordo com o cronograma, na sequência o serviço será executado nas avenidas Marabá e J.K., assim como na área central, com reforço de toda sinalização horizontal.