“Abrace seu filho antes que as drogas o abracem”, este é o slogan da campanha que percorre o centro de Patos de Minas para conscientizar os pais sobre a importância da prevenção. A intenção dos idealizadores é mostrar que o cuidado, o diálogo em família e atenção na escola e com as companhias podem garantir um futuro saudável.
Coordenador do Programa Amor Exigente de prevenção às drogas, Wilson Papala, conhece bem a realidade. Segundo ele, já existem relatos de crianças de apenas oito anos de idade dependentes de crack em Patos de Minas. A média de idade para o primeiro contato com as drogas é de apenas 12 anos.
Evitar que crianças e adolescentes caiam na armadilha das drogas, depende, segundo ele, do cuidado da família. O diálogo entre pai e filho e a atribuição de responsabilidades são fatores importantes para evitar que a criança ou o adolescente se envolvam com o mundo das drogas. “Um jovem que não tem responsabilidade com nada, que não quer nada com nada é uma pessoa propensa a se envolver com drogas”, explica Wilson.
Elio Donizete já passou pelo mundo das drogas e hoje coordena uma clínica de recuperação de dependentes. A missão não é fácil e segundo ele, pode ser facilitada se diagnosticada no início. Élio explica que é possível perceber o envolvimento com as drogas simplesmente observando o comportamento do filho e as companhias que ele tem.
A Campanha “Abrace seu filho antes que as drogas o abracem” é uma tentativa de conscientizar pais e filhos e evitar que eles caiam na armadilha das drogas.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]