Patos de Minas começou a Campanha Laço Branco. Isso porque neste dia 06 de dezembro é instituído o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data veio através da Lei Federal 11.489, sancionada em junho de 2007.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas, a Campanha do Laço Branco, como é conhecida, busca informar e sensibilizar sobre os problemas de desigualdade entre homens e mulheres para a mudança de comportamento e garantia de direitos sem distinção de gênero.

Esta data remete a um evento trágico ocorrido em 1989 no Canadá, quando um rapaz invadiu a sala de aula de uma escola politécnica em Montreal e assassinou 14 mulheres. A motivação do crime: o jovem não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, curso tradicionalmente direcionado ao público masculino.

A Campanha do Laço Branco, que se espalhou por diversos países, é resultado da sensibilização de homens canadenses pelo fim da violência de gênero. O laço e a cor simbolizam o compromisso de não cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.